18 fevereiro 2017

A HORA DA VITÓRIA CHEGOU, CREIA!







Tivemos a felicidade de ver esse ano o nosso querido Luiiz Felipe Martins ser além das medalhas de ouro e prata conquistadas, o atleta revelação de 2017 na MEG. E ouvindo esses vencedor descobrimo que ele fala sempre de ingredientes básicos que determinam a vitória:” disciplina, dedicação, determinação e não ter medo de perder”. Interessante discorrer um pouco sobre este ultimo item, porque quando se entra temeroso para um disputa, praticamente esta força psíquica, anulam praticamente os demais ingredientes, ou seja, disciplina, dedicação e determinação. Ganhar não é a praxe, mas o medo de perder não pode e nem deve ser o controlador mental.


Hoje você vai caminhar comigo por um texto lindo da Primeira Carta aos Coríntios, que explicita algo vivenciado por Paulo, e que é uma verdadeira lição estimulando os que vivem em busca da vitória. De forma notória vemos nos versículos 19 a 22, que quem anda buscando vitória, precisa ter determinação a se atirar numa luta com toda a garra.Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível.Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei.Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei.Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado."I Coríntios 9:19-27

Ah, este apóstolo Paulo era fenomenal, ele entra com um argumento fundamentado de que dar cumprimento ao seu ministério precisou empreender determinação, garra e empenho, porque tinha em mente conquistar o maior número possível de pessoas para Cristo. Paulo discorre sobre o mistério do seu sucesso e passa-nos um ensinamento plausível de prática, e quem assim agir, também pode conquistar o que deseja na vida. 


O que você tem desejado em “sua vida”? Vamos lá, mãos à obra, cumpra a sua parte, porque Deus já deu despacho favorável aos seus intentos, mas espere, ninguém que vive escravo da preguiça, que se vê as voltas com a indecisão ou se prende ao medo consegue conquistar alguma coisa na vida. Se alguém anseia, anela, deseja, sonha e quer vitória, precisa entrar na luta com toda a garra e determinação para alcançá-la.

Cabe aqui um alerta que isto se aplica também para a vida espiritual, para alcançar os seus intentos ministeriais, para você se tornar um proclamador da Palavra de Deus e permitir que o Senhor te use naquilo que Ele te chamou. Recebi estes dias uma cartinha de uma irmãzinha muito simples, para que eu orasse por ela para que conseguisse obter vitória e ser uma pregadora das boas novas.Que lindo! Minha irmã vai nesta tua força e trará muitas almas para o Reino de Deus.

Tenho me relacionado por este blog com homens e mulheres que sabem o que querem e que ninguém,  nenhuma exortação mal humorada, nenhuma luta ou adversidade secular vai tirar estas vidas de chegarem a ponto do cumprimento dos seus chamados, porque tem garra e coragem, determinação e decisão de serem vasos usados nas mãos do Senhor.

Se atentarmos minuciosamente ao texto observaremos que Paulo faz citações muito bem fundamentadas que toda a vitória precisa ter posturas de disciplina e dedicação. A linguagem de Paulo é muito clara e elucida bem que um atleta para alcançar a vitória precisa ser submetido a um rigoroso treinamento, e este treinamento exige disciplina e dedicação objetivando a vitória que se almeja. Creio do profundo da minha alma que ninguém sonha com derrota, mas antes, todos querem vencer e experimentar os píncaros da glória. Desconheço alguém que tenha chamado para perdedor, antes todos querem subir ao podium, mas para isto, repito, é preciso submissão, disciplina e dedicação, ingredientes que são indispensáveis para a conquista da vitória.

Assistindo a uma matéria sobre motivação, vi e ouvi jogadores de um time de futebol alegando que não importavam a forma que eles iriam para o jogo de uma famosa copa, mas que eles iriam, de uma forma ou de outra iriam, e algo me veio a minha mente, se estes atletas lutam tanto para vencer obstáculos, intempérie e até seus próprios limites físicos pessoais, visando uma coroa corruptível, quanto nós como cristãos precisamos lutar para receber uma coroa incorruptível (vs.25) e que tem a garantia de Jesus a todos os seus servos fiéis.

É lógico que em Cristo, já sabemos e por antecipação que seremos vencedores, mas aí é que está um grande segredo para a vitória em todas as áreas da nossa vida: Entregarmos tudo a Jesus, todos os nossos sonhos, o nosso empenho e dedicação para que sejamos vencedores. E quando Paulo conclui seu parecer ele argumenta enfaticamente que quem almeja, deseja, e sonha com a conquista da vitória, não pode ter  medo de perder. Pense comigo, reflita, pondere e imagine o que você faria se tivesse a certeza que não seria derrotado em nada. Com certeza muitos não teriam mais sonhos, desistiriam dos seus alvos e metas na vida. Então o interessante é ter desafios, e continuar a lutar, sem medo de perder, porque o maior de todos os fracassos está em não lutar.

Em nenhum momento Paulo não deixou ser tomado pelo medo de experimentar a morte por causa do Evangelho e aplicou se integralmente a sua vida no cumprimento do seu ministério. As perseguições, incompreensões e críticas que experimentou Paulo respondeu com o canto da vitória que está em Romanos 8:31 “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? “37-39 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Às vezes me entristeço quando vejo gente tombando, deixando de seguir o caminho do Senhor porque teme ser criticado, ou ainda sofrer os falatórios dos que são do contra. Então param, ficam estagnados, porque tem medo do fracasso baseado em opiniões alheias e começam a gerarem dentro de si o medo de fracassar, e como conseqüência desistem dos seus sonhos quando ao enfrentarem dificuldades, passam a viver na rota da indecisão, e como indecisos combatem como batendo no ar” (V.26). 


Assim não se chega à vitória. Você quer e não abre mão da vitória?Então não tenha medo de lutar, não tenha medo de fracassar e não tenha medo de tentar de novo até vencer!

Há uma noticia de excelência no findar desta postagem: uma das razões do evangelho de Jesus é gerar em nós o adestramento, o treinamento para a vitória, e com uma vantagem, não apenas na nossa vida espiritual, mas também secular.


Você é desafiado hoje a sair da vida de mesmice, de marasmo, a sair da zona do comodismo e como verdadeiro cristão, assumir a posição de ser como um atleta, lutando com garra, disciplina, dedicação e coragem, mesmo que você dependa de um milagre, e assim você será mais que vencedor em Cristo. 


Tome hoje a decisão de ser um vencedor em Jesus. Se você que já tomou essa decisão e tem desistido, retome agora a caminhada com Jesus. Se você desistiu ou está preste a desistir dos seus sonhos, retome-os agora e seja um vencedor em Cristo Jesus. Creia, hoje é tempo de vencer.




2 comentários:

Neuza Martins Pereira disse...

Linda postagem meu querido pastor!

poesiasdejanice disse...


Bom diaaa! A paz, muito boa a postagem!

RESTAURANDO A PORTA DAS OVELHAS